Conheça o NUXEO - Software Livre para Gestão Documental

Atualizado em 16/09/2013.


O Nuxeo é uma poderosa ferramenta de ECM (Enterprise Content Management - gestão de conteúdo empresarial) open source (código aberto), desenvolvido pela empresa francesa de mesmo nome. Nuxeo atualmente é utilizado por centenas de empresas ao redor do mundo e órgãos públicos, de médio e grande porte. No site do software é possível ver a lista de alguns usuários da ferramenta.

Nuxeo tem uma arquitetura ágil e flexível de última geração, utilizando o melhor do Java. Permite gerenciar os documentos de forma cômoda, realizando versões dos documentos, fluxos de trabalho associados aos documentos, publicação remota, busca avançada, integração com Microsoft Office e Open Office, etc.

Existe a versão open source do NUXEO, que é totalmente gratuita, e a versão "Nuxeo Studio". Esta última é um serviço diferenciado, onde há suporte 24hs por eles, manutenção do sistema, serviço de Cloud Computing (nuvem) etc. Neste caso é preciso pagar por estes serviços. Dentre as empresas parceiras de Nuxeo, cabe um destaque à empresa "Yerbabuena Software", uma empresa espanhola, desenvolvedora de outra ferramenta de gestão documental open source, o Athento.

Atualmente cobre as seguintes funções de ECM:
- Gerenciamento de documento
- Trabalho colaborativo
- BPM - Business process management (workflow)
- Submissão
- Gerenciamento de registros
- Gerenciamento digital de ativos - DAM (Digital asset management)
- Gerenciamento de casos (Wikipedia, 2013)

Recentemente eu instalei e testei a versão open source. Dentre os arquivos do software, encontrei o arquivo "LICENSE.txt" com o texto que segue abaixo. Ao lado deste arquivo há uma pasta de nome "licenses", com três arquivos dentro: "CDDL.txt", "LGPL.txt" e "MIT-LICENSE.txt".

"The files (LGPL.txt, CDDL.txt, MIT-LICENSE.txt) in licenses directory are the
licenses mentioned in the source headers.

Most of the code in the Nuxeo EP project is copyrighted Nuxeo SA and
contributors, and licensed under the LGPL.

A few files have been reused from other open source projects, under the other
licenses listed here (CDDL, MIT).

When reusing code dual licensed under the GPL and another license, we choose
NOT to use the GPL, but the other license."
         

"Os arquivos (LGPL.txt, CDDL.txt, MIT-LICENSE.txt) no diretório de licenças são as licenças mencionadas nos cabeçalhos de origem.
A maioria dos códigos no projeto Nuxeo EP (Enterprise Plataform) são protegidos por direitos autorais da Nuxeo SA e colaboradores, e licenciado sob a LGPL.
Alguns arquivos foram reaproveitados de outros projetos de código aberto, de acordo com as outras licenças listadas aqui (CDDL, MIT).
Ao reutilizar o duplo código licenciado sob a GPL e a outra licença, nós optamos por não usar a GPL, mas a outra licença ."


Diferença entre a licença LGPL e GPL:

A principal diferença entre a GPL e a LGPL é que esta permite também a associação com programas que não estejam sob as licenças GPL ou LGPL, incluindo Software proprietário.
Outra diferença significativa é que os trabalhos derivados, que não estão sob a LGPL, devem estar disponíveis em bibliotecas.
A LGPL acrescenta restrições ao código fonte desenvolvido, mas não exige que seja aplicada a outros softwares que empreguem seu código, desde que este esteja disponível na forma de uma biblioteca. Logo, a inclusão do código desenvolvido sob a LGPL como parte integrante de um software só é permitida se o código fonte for liberado. A LGPL visa à regulamentação do uso de bibliotecas de código, mas pode ser empregada na regulamentação de aplicações, como OpenOffice.org eMozilla.
Outra característica importante é a possibilidade de conversão de apenas uma parte de um código sob a LGPL em outro, sob a GPL (ver seção 3 da licença). (Wikipedia, 2013)


Requisitos mínimos de hardware e software para utilizar o Nuxeo:

Linux, Windows ou Mac OS X.
RAM: 2 GB é a mínima quantidade de memória necessária para executar Nuxeo.
CPU: Intel Core 2, equivalente ou superior.
Disco Rígido: Para a instalacão do Nuxeo é necessário cerca de 300 MB.

Para conhecer mais características do Nuxeo, acesse o sítio oficial do software (http://www.nuxeo.com/br) ou o endereço virtual http://www.athento.com/nuxeo/caracteristicas/.

Links relacionados:

- Download do softwarehttp://www.nuxeo.com/en/downloads

- Fórum de discussões (em inglês): http://answers.nuxeo.com/

- Documentação do software (em inglês): http://doc.nuxeo.com/display/MAIN/Nuxeo+Documentation+Center+Home

- Manual em português, elaborado por Sérgio Lampert: http://documentosarquivisticosdigitais.blogspot.com.br/2013/04/manual-para-utilizacao-do-software.html
"[...] o manual produzido apresenta os passos básicos para instalação e operacionalização do Nuxeo DM, bem como a aplicação das funções de produção, classificação e avaliação de documentos. É importante ressaltar que o manual não visa sanar todas as dúvidas ou funcionalidades sobre a ferramenta, busca apenas ser um instrumento para aproximar os profissionais de arquivo com as soluções GED. Além disso, o arquivista, que ainda hoje é visto como um profissional que trabalha apenas com suporte analógico, enraizado na concepção de atuar somente com o suporte papel, precisa estar atento as novas tecnologias."

- Como Remasterizar o Ubuntu com Nuxeo: http://documentosarquivisticosdigitais.blogspot.com.br/2013/08/nuxeo-dm-remasterizando-ubuntu-com-nuxeo.html

- Artigo da revista "Informação Arquivística": As funções de produção, classificação e avaliação de documentos arquivísticos no software Nuxeo Document Management - Por Daniel Flores e Sérgio Renato Lampert : http://www.aaerj.org.br/ojs/index.php/informacaoarquivistica/article/view/16
Resumo:
"O presente artigo apresenta o estudo do software Nuxeo frente à implementação das funções arquivísticas de produção, classificação e avaliação de documentos. A análise da ferramenta possibilitou verificar o procedimento de instalação, apontando dificuldades e barreiras para os profissionais arquivistas que desejam instalar a solução. Também pôde-se verificar o processo de produção documental no aplicativo, identificando que este é o procedimento balizador da gestão documental. Ademais, foi possível examinar a função de classificação dos documentos produzidos no software, que apontou o atendimento aos preceitos arquivísticos. Igualmente pôde-se analisar a implementação da avaliação documental na ferramenta, identificando a possibilidade de implantar o processo avaliativo, bem como a teoria das três idades durante a produção de documentos. No entanto, o sistema não operacionaliza a avaliação documental de modo automatizado, como nas outras funções. Por fim, elaborou-se um manual voltado para os profissionais arquivistas instalarem e utilizarem o Nuxeo DM."

- Blog Documentos Arquivísticos Digitais, blog do Grupo CNPq GED/A e Patrimônio Documental Arquivístico: http://documentosarquivisticosdigitais.blogspot.com.br/






-------

4 comentários:

  1. Bom dia caríssimos,

    Agradecia de ter conhecimentos mais aprofundados sobre a instalação, configuração e parametrização do nuxeo. E queria saber se há formações do género e o que fazer para fazê-las.

    Grato

    Artur Silva

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se ele atende à todas as determinações do e-Arq?

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber se ele atende à todas as determinações do e-Arq?

    ResponderExcluir
  4. Olá bom dia!

    Preciso de um sistema para WorkFlow o Nuxeo me atenderia?

    ResponderExcluir